BLOG DO NAGEN
Hoje temos um dia de Formação Continuada e nele trabalharemos no blog da Escola Municipal Nagen Jorge Saad.
Para hoje vamos:
1. Assistir a um vídeo e fazer um comentário
Para iniciarmos vamos assistir a um vídeo bem interessante: "Geração X, Y e Z. As mudanças no mercado de trabalho - Jornal da Globo parte 1 - You Tube".
E agora, vamos ao trabalho!
Após assistir o vídeo, muitas ideias surgem.
Queremos lhe direcionar a alguns questionamentos, são eles:
Ao refletir sobre isso, por favor, deixe seu comentário logo abaixo. Não se esqueça de se identificar.
2. "Alimentar" o blog da escola
3. Criar um blog
Para iniciarmos vamos assistir a um vídeo bem interessante: "Geração X, Y e Z. As mudanças no mercado de trabalho - Jornal da Globo parte 1 - You Tube".
E agora, vamos ao trabalho!
Após assistir o vídeo, muitas ideias surgem.
Queremos lhe direcionar a alguns questionamentos, são eles:
- Em qual dessas gerações você se encaixa?
- Você achou importante conhecer as diferentes gerações apresentadas no vídeo?
- Como você percebe o seu aluno lidando com professores das gerações X,Y ou Z?
- Deixe suas impressões sobre o vídeo.
Ao refletir sobre isso, por favor, deixe seu comentário logo abaixo. Não se esqueça de se identificar.
2. "Alimentar" o blog da escola
3. Criar um blog
Lembre-se que após aprender esses passos você poderá socializar os frutos do seu trabalho para quem quiser ver. Ao invés de você pesquisar blogs para encontrar atividades (que nem sempre são tão boas assim) você poderá ser pesquisada (o). Pense nisso!!!
Abração e muito SUCESSO!!!
Sem dúvida a minha é X e Y . Uma nova geração uma nova nação.
ResponderExcluirRenata
Muito interessante e esclarecedor. Ajuda a compreender atitudes e melhorar o relacionamento entre alunos e professores.
ResponderExcluirCarol
Nos identificamos com a geração X. Foi muito importante conhecer as outras gerações, podendo assim visualizar nossos alunos e filhos que estão numa geração bem acima dessas mostradas hoje.
ResponderExcluirGisele e Orizalda
Alessandro
ResponderExcluirCom certeza é válido saber os diferentes aspectos e características de cada geração , porém temos que tomar o cuidado de não nos sentirmos "jurássicos" por não pertencermos as gerações mais atuais pois as pessoas das outras gerações ainda estão atuando no mercado de trabalho e estão também vivendo essa realidade tecnológica na mesma velocidade das gerações atuais .
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste video representa a real situação de várias gerações que vivenciam situaçoes de aprendizagens a nível de tecnologia como ferramenta para desenvolver conhecimentos e, interagir com vários pensamentos conforme geração de cada um.
ResponderExcluirEqualizar estas gerações para que eles possam ser mediadores de conhecimento onde uma geração possa auxiliar a outra. Trazendo a tecnogia a favor de uma nova educação.
Prof Carmem, Rosenir e Helio
Prof Rosenir
Acredito que estou entre a geração X e Y. Entender a estrutura de pensamento entre as gerações é importante pois permite compreender o OUTRO.
ResponderExcluirComo diz a musica: "o novo sempre vem" será que o antigo tem que sair ou conviver?
Exemplo: Tablets no lugar de livros?
Marcus
Sou da geração que tem muito que aprender com as futuras gerações,e ensinar aquilo que já foi me ensinado! Isabel
ResponderExcluirO video nos mostrou que os confrontos de gerações nos faz pensar em algo que podemos mudar e aprender é isso que nos torna capazes de ser eternos aprendizes.
ResponderExcluirCleonice/Silvana
Somos da geraçao X,achamos maravilhoso identificarmo-nos,faz necessśario nossa adaptaçaos às novas tecnologias. Dirce,Sônia e Celeste.
ResponderExcluir1- Nascemos na época da geração x mas nos consideramos da geração y.
ResponderExcluir2- Sim. É importante para nos ajudar a entender os diferentes comportamentos e posturas dos alunos.
3- o vídeo é interessante e esclarecedor e nos faz entender que a tecnologia serve para diferenciar e definir gerações. Marcelo, Rony e Fausto.
Acredito ser da geração Y, essa reportagem é muito interessante, pude entender a geração dos meus pais por exemplo, me identificar com as definições dadas a minha geração e poder entender a geração dos nossos alunos que estará sempre em modificações e evolução, por isso como educadores temos que estar sempre nos atualizando, para poder usar da melhor forma as ferramentas e os recursos tecnológicos conforme o cotidiano dos mesmos e a realidade no âmbito escolar.
ResponderExcluirFabíola :)
Sou da geração X (http://pt-br.facebook.com/note.php?note_id=172902682758774) e trabalho com as gerações: Y, W e Z.
ResponderExcluirConhecer as gerações é importante, não apenas para dimensionar o quanto a sociedade/humanidade evoluiu, mas, sobretudo para compreender o modelo mental de cada geração que é um reflexo do contexto social em que estamos inseridos.
Um dos conflitos evidentes entre as gerações é o dinamismo. O professor necessita de muito treino para acompanhar o ritmo das novas gerações.
A falta de infraestrutura no sistema educacional permite que hajam conflitos. A lousa e o giz, ainda instrumentos didático do professor, não podem ser sinônimos de falta de conhecimento ou de interesse em aprender/dinamizar, mas sim, como elementos norteadores para se buscar uma melhor infraestrutura que inclua, na sala de aula e no dia-a-dia do trabalho discente.
O vídeo deixa claro que as formas de pensar e o comportamento social são influenciados pelo contexto social (política, religião...).
Márcia Chagas
Márcia Chagas
De acordo com o vídeo, somos da geração "Y". Vivenciamos o início da multiplicação das tecnologias, o avanço da internet e percebemos as modificações sociais por ela provocadas.
ResponderExcluirO vídeo fez-nos refletir sobre as diferenças das gerações. Após assisti-lo, podemos entender melhor o comportamento das crianças e as melhores formas de lidar com elas, para que nossa tarefa de educar seja efetivamente ser realizada.
Professoras Angelina e Angelita
Eu me identifiquei como sendo da geração X.
ResponderExcluirEmbora eu ainda tenha muitas dificuldades com as TICs estou sempre tentando superá-las pois entendo a importância destas, tanto para o meu desenvolvimento profissional como para buscar compreender melhor os meus alunos.
Edinalva
Muito interessante este vídeo pois nele percebi a geração que pertenço no caso babybomer, também percebi a importância de saber a geração a qual os alunos se encaixam para poder trabalhar os recursos técnologicos de forma adequada.
ResponderExcluirDalmia
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSou da Geração Y e percebi que realmente as características descritas no vídeo, se encaixam com meu perfil. Muito bacana saber sobre as gerações e como nossa era é determinada pela a evolução tecnológica.
ResponderExcluirSomos da geração Y, as descrições do vídeo são nossa "cara". Tudo que é novo, que nos tira de nossa zona de conforto gera desconforto, acreditamos que por esse motivo aparecem as resistências para o uso das novas tecnologias em sala de aula. Mas, com tudo sabemos que precisamos nos interar e aprender sobre o assunto já que, essas ferramentas estão presentes no dia a dia de nossos alunos.
ResponderExcluirProfessores: Deco, Graziela e Regina
Através deste vídeo conseguimos visualizar as transformações que ocorreram no mundo e como a tecnologia foi sendo inovada.
ResponderExcluirDentro disso entendemos que por vezes pode haver dificuldades na utilização dos recursos tecnológicos por existir conceitos diferentes. Porém, devemos acompanhar essas transformações e encontrar ferramentas que possam ligar as diferentes gerações para uma aprendizagem motivadora e significativa.
Daniela
Sou da geração x, mas forçadamente e bem lentamente estou entrando para o mundo da geração y, tenho visto que não tem como ficar de fora, caso contrário os papeis serão invertidos e daqui mais alguns anos os alunos irão ter muito para me ensinar.
ResponderExcluirEu acredito que sou da geração z,mas tenho muito que aprender, e o meu maior prazer é enfrentar desafios.Não sou uma pessoa que desiste fácil, quero sempre estar enfrentando desafios.
ResponderExcluirEliza Cáceres
Orenir acredito que me encaixo em duas gerações x,y tenho algumas dificuldades com as tecnologias, mas procuro buscar e aprender sobre o assunto para melhor ensina-los.
ResponderExcluirAcredito ser da geração X, reconheço a importância das tecnologias para ampliar a busca pelo conhecimento, assim como também,é forte aliado no aperfeiçoamento e melhora nas aulas que preparamos. Mas mesmo assim, tenho imensa dificuldade em utilizá-los em minha prática docente.
ResponderExcluirAngélica
Isso pode mudar professora Angélica, estou aqui para ajuda-la.Você tem um potencial imenso.
ExcluirCSPTEC Leisa
A traves desde vídeo podemos ver as diferenças das gerações, e do avanço da tecnologia que tem só crescendo com o passar dos anos. E com este avanço devemos incentivar os alunos a utilizar essas tecnologias de forma correta para o melhor desenvolvimento da sua aprendizagem.
ResponderExcluirMonique e Valéria
Gostei do vídeo. Creio que nós, como mediadores da aprendizagem não podemos nos omitir aos benefícios que as novas tecnologias podem trazer a nossos alunos. Mas tudo deve ser feito com muita responsabilidade. Quanto à minha classificação com relação às gerações, me identifico um pouco com cada uma delas, da mais antiga (pela forma como fui educada) até a atual.
ResponderExcluirAdriana Insfran
Interessante! Nos fez refletir quanto a nossa posição profissional. Consideramos ser da geração X, mas temos a consciência de buscarmos novas práticas para desempenhar um trabalho significativo junto às gerações Z e alfa.
ResponderExcluirMaria Antonia, Elizabeth e Giseli Oliveira.
O vídeo é uma excelente ferramenta para nos auxiliar a enfrentar as dificuldades em lidar com o avanço e o uso das tecnologias na sala de aula. Me enquadro na geração Z, mesmo tendo muitas influências da geração Y. Penso que essa compreensão nos ajudar a construir e reconstruir o fazer pedagógico, a partir da forma de perceber o outro e as próprias limitações.
ResponderExcluirProf.ª Yara Riqueti
SEGUNDO O VÍDEO QUE ASSISTIMOS, SOMOS DA GERAÇÃO X, MESMO COM A RESISTÊNCIA QUE FOI DITA, ENTENDEMOS E BUSCAMOS O AVANÇO TECNOLÓGICO, QUE VEM DANDO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O AVANÇO DA ALFABETIZAÇÃO DOS NOSSOS ALUNOS, BEM COMO, BRINCADEIRAS E JOGOS.
ResponderExcluirVALDIRA CESPEDE E ELIENAI SANTANA..
Temos nossas diferenças, mas quando se trata de educação procuramos sempre passar informações que realmente aprendemos nas gerações X ou Y, porém devemos entender que o mundo esta evoluindo e que temos que nos atualizar com as novas tecnologia e avanço da humanidade em que vivemos, senão deixaremos de viver em sociedade e ficaria fora do contexto atual deixando de aproveitar as coisas boas da geração Z.
ResponderExcluirProf: Juarez Godoy Loureiro Jr
Achei interessante o vídeo e a título de conhecimento é realmente desafiador gerenciar o conhecimento que se quer que se aprenda em sala de aula, dispondo de gerações diferenciadas. Mesmo porque, a maioria de nossos alunos ainda não possuem o pré requisito : maturidade de escolha e não sabem a real necessidade do que ensinamos para suas vidas.Isto muitas vezes, torna-se um entrave quando pensamos em uma aula diferenciada na sala de tecnologia: aplica-se muito tempo na construção da aula, e na pesquisa desta, para que se torne interessante e quando se aplica, em poucos minutos ele ( o aluno) já pede para se mudar de aplicativo ou "jogo".Mostrando talvez, um desinteresse por aquilo que você considerou ser importante e empenho em criar. O que então oportunizar para essas gerações imediatistas ?
ResponderExcluirFabiana Machado
Eu acho que me enquadro em todas as fases da evolução das tecnologias nas escolas, pois sempre procurei aprender um pouquinho. Minha primeira experiência com o computador foi fazer as minhas matrizes para o mimeógrafo no computador, foi uma beleza.
ResponderExcluirTeresinha
Campo Grande,11 de Marçode2014
ResponderExcluirO que percebi,é que estamos vivendo em um mundo que tudo acontece rapidamente, e que precisamos que as informações cheguem com certa urgência em nossas vidas,que seja de fácil acesso e que esses aplicativos sejam de fáceis de manejar e eficientes.E com todos os avanços na tecnologia a escola precisa vivenciar todas essas mudanças e fazer com os alunos usem essas ferramentas voltadas para as aulas.
Somos da geração X e acreditamos que temos que ir em busca de conhecimentos relacionados as novas tecnologias avançadas para melhor entender e atender as novas gerações que estão surgindos de decada em decadas.
ResponderExcluirJosina, Nádia.
Quero agradecer a todos da Escola Nagen pelo apoio nesta oficina, aos professores pelas suas contribuições e a Direção pela confiança. OBRIGADA!!!
ResponderExcluirCSPTEC Leisa