Caros professores!
Estamos no final de mais um ano, graças a Deus!!!! Mas, queremos contar com sua contribuição para a realização dessa atividade virtual que faz parte da oficina realizada em nossa escola no dia 06/12/2013.
Após assistir o vídeo "Educar pela pesquisa" do Pedro Demo, contribua registrando, pelo menos, um comentário sobre algum ponto que lhe chamou atenção no vídeo assistido tecendo sua opinião sobre o assunto abordado. Pode também comentar a opinião de algum colega que já tenha feito alguma postagem de comentário no blog.
Contamos com sua participação para estimular um debate e troca de ideias virtualmente!
fonte: http://crisgorete.pbworks.com
Este vídeo é muito bom e contribuiu muito na construção de minha concepção sobre o nosso fazer pedagógico. Acredito que buscar esse mediador e construir o aluno autor seja o objetivo de todos nós!! Acredito que com trabalhos como o seu alcançaremos essas metas. Parabéns!! Weld Carlos
ResponderExcluirPelo menos deveria ser o pensamento de todos nós educadores, Profº Weld!!! Objetivo principal, tornar nosso aluno o autor do próprio conhecimento.
ExcluirAcredito que este tema tem GRANDE relevância para nós professores, afinal somos eternos incomodados a procura de soluções e entendimento. Em especial quero ressaltar a fala de Pedro Demo da característica empírica (incluindo o relacionar-se) da pesquisa, que não desabona, muito pelo contrario, apenas reforça a necessidade de métodos e técnicas.
ResponderExcluirWilliam Carrapateira - ARTE -
Realmente Willian, a incomodação é que nos move a buscar soluções e entendimento dos questionamentos feitos e dúvidas dos nossos alunos. Precisamos ser incomodados, na maioria das vezes, para que possamos buscar mais conhecimento, afinal professor também precisa ser pesquisador.. Abraços, CSPTEC Neuzilene
ExcluirAcredito que nossa função como mediador entre o aluno e o conhecimento é de suma importância no ambiente escolar. Despertar a curiosidade na busca do saber não é tarefa muito simples, pois, para isso precisaríamos entender o ambiente em que nosso aluno esta inserido, suas preferências, sua história de vida, acompanhamento familiar e uma outra série de fatores que interferem nessa difícil tarefa de educar, para daí então propormos situações que o estimulem a aprender.
ResponderExcluirA interação professor-aluno durante as aulas é extremamente importante, para que ambos participem da construção do conhecimento.
Fábio de Lima Mota
Acredito nisso também, profº Fábio, a construção do conhecimento é uma via de duas mãos, o aluno aprende com suas dúvidas e nós professores aprendemos ainda mais com cada aluno nosso.
ExcluirÒtimo comentário professor Fábio! A construção do conhecimento ocorre em diversas situações, mas a troca de conhecimento entre professor e aluno é muito importante, afinal são nossos alunos que inúmeras vezes nos direcionam a pesquisar mais, nos qualificar com frequencia e preparar uma aula interessante, caso contrário ficaríamos anos e anos com a mesma rotina pedagógica. Na era da tecnologia precisamos ser tudo isso que você descreveu e muito mais...
ExcluirAbraços, CSPTEC Neuzilene
O aluno desde a Educação Infantil já é capaz de pesquisar, criar idéias, elaborar e desenvolver habilidades sobre determinados conteúdos, para isto a professora deve propor desafios para que ele construa o conhecimento a partir de uma situação criada pela professora ,este vídeo só reforça o que já venho fazendo em sala de aula com os pequenos, cuidando para que eles se desenvolvam adequadamente.
ResponderExcluirDionizia
Obrigada pela contribuição professora Dionízia! Também acredito que desde a educação infantil nossos pequenos são capazes de desenvolver diversas habilidades de acordo com os desafios propostos pelos educadores. A cada dia somos desafiados a buscar novas estratégias de ensino a fim de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento integral dos nossos alunos que a cada dia nos surpreende, principalmente, quando o assunto está relacionado ao uso das tecnologias.
ExcluirAbraços, CSPTEC Neuzilene
Saber construir conhecimento não é copiar, é saber reproduzir, é fundamento da educação que se espera alcançar. Educação pela construção do conhecimento, é o ideal em todos os níveis. Nem sempre é possível, mas, temos que implantar, mesmo que aos poucos esse processo.
ResponderExcluirElienai Santana Moreira
Esse vídeo vem de encontro com tudo que acredito, em se tratando de educação, construção de um conhecimento significativo, o professor enquanto ferramento do aprendizado do aluno, fazendo a mediação. Somando todos esses quesitos, acredito que as metas serão alcançadas, pelo menos uma grande maioria.
ResponderExcluirLuciane Garcia Fortes
A pesquisa desde muito cedo deve fazer parte da vida dos nossos alunos, desde a Educação Infantil isso já é possível e muito relevante, o professor deve lançar desafios aos seus pequenos e nunca subestimá-los, dessa forma ele estará estimulando o senso crítico dos alunos e despertando a curiosidade para novos aprendizados.
ResponderExcluirGraziela Assis Henrique Magalhães
O despertar da curiosidade pelo conhecimento, é peça chave para o sucesso da aprendizagem do aluno, e a mediação do professor é fundamental para um aprendizado significativo, embora fazer isso, demanda muito fatores e em momento nenhum deve se banalizar isso, como sendo fácil ou fazê-lo de qualquer jeito, é um processo árduo porém com frutos muito produtivos, e isso faz toda a diferença.
ResponderExcluirDaniela Monteiro
Adorei o vídeo, meu fazer pedagógico é exatamente esse, ou pelo menos, tento fazê-lo assim, meu aluno é o autor do seu conhecimento, e eu sou apenas uma ponte para meu aluno ser bem sucedido nesse processo de aprendizagem.
ResponderExcluirRegina Ferreira dos Santos
O vídeo enfatiza a pesquisa como uma ferramenta fundamental no desenvolvimento da aprendizagem, que leva o aluno a ser pesquisador, crítico e que consolida suas aprendizagens.O cérebro necessita de desafios pra elaborar novas estratégias ou formas de mudança na sociedade. Aluno pesquisador gera ser transformador.
ResponderExcluirAurora Goes dos Santos
Parabésn pelo comentário Aurora. Gostei da frase: "Aluno pesquisador gera ser transformador.".
ExcluirCSPTEC Neuzilene
O video nos remete a não só querer que o aluno seja pesquisador , mas que nos também sejamos pesquisadores, não tem como passar aquilo que vc não tem.Cleonice Lima.
ExcluirO aprendizado para ser bem sucedido, tem que passar por alguns estágios, entre eles está o estágio da dúvida, onde o profº é peça muito importante, mas o mesmo tem que ter cautela, pois deve apenas mediar conhecimento/dúvidas/alunos. Desta forma é sucesso garantido!!
ResponderExcluirEdna Revoredo
Concordo plenamente com o professor Pedro Demo. Fui aluna pesquisadora na Universidade, na Iniciação Científica, e concordo que se aprende assim mesmo. Porém, para alguém ser pesquisador precisa querer, os alunos na universidade, por exemplo, passam por uma avaliação antes de ingressarem na pesquisa e há vagas para um número bem pequeno por orientador (e um mínimo de alunos se interessa). Minha orientadora tinha três orientandos que eram atendidos em horários diferentes dos horários de aula. Eu ainda não sei exatamente como faríamos isso no ambiente de sala de aula, em que precisamos lidar com um grande número de alunos, uma vez que orientar pesquisa é algo personalizado, individual...
ResponderExcluirRaquel Di Fabio
De fato a pesquisa como princípio educativo é de suma importância para aprendizado tanto do aluno como do professor e concordo com o professor Pedro Demo quanto a maneira que isso deva acontecer. Olga Beatriz
ResponderExcluirHistóricamente ensinou-se crer exclusivamente na palavra do professor. Contudo esse profissional como sabemos não é o detentor de verdades imutáveis, pelo contrário o que temos como verdade hoje poderá se tornar diferente amanhã. As colocações do professor Pedro Demo no leva a refletir diretamente em nossa prática educativa. Será que estamos nos comportando conforme práticas obsoletas, que não cabem mais às crianças atuais? Ou estamos trilhando novos caminhos a fim de proporcionar de fato ambiente de pesquisa e elaboração de conhecimento? Apreciei o vídeo e espero ser uma professora que perpasse o discurso teórico e vivencie na pŕatica a pesquisa com meus alunos.
ResponderExcluirProfessora Angelina Brandão Rodrigues Vieira
O professor Pedro Demo foi muito feliz com suas colocações, a pesquisa deveria ser inerente ao processo de ensino e aprendizagem, porém sabemos que a realidade é muito diferente do discurso. No meu dia a dia procuro proporcionar aos pequenos um mundo de descobertas não das letras e dos números, mas do mundo!
ResponderExcluirProfessora Maria Antônia Correia Gondim