Atividade "Diálogos entre as gerações"

quarta-feira, 29 de outubro de 2014


    Os alunos dos 7ªs anos B e C participaram de uma atividade no mês de novembro/2014, intitulada "Diálogos entre as gerações" com a finalidade de refletirem sobre como ocorreu o processo de evolução da comunicação e os conflitos entre as gerações com o avanço da tecnologia. Detalhes sobre essa atividade segue abaixo e no final cliquem no link para visualizar o webfólio dessa significativa atividade!!!

Diálogo entre as gerações
Disciplina: Língua Portuguesa e História
Público alvo: 7º ano B e C – matutino
Conteúdo: As gerações X, Y e Z e a influencia da internet na comunicação dos jovens.

Objetivos: Perceber a influencia e a evolução dos meios de Comunicação entre diferentes gerações.

Metodologia:
A atividade será desenvolvida em diversas etapas.

1º momento: Inicialmente os alunos responderão o formulário de pesquisa publicado no blog da escola o qual norteará as discussões sobre o assunto e os encaminhamentos das atividades sobre o tema.
2º momento: Assistir o vídeo que mostra as características das diferentes gerações (x, y e z). Após assistirem o vídeo faremos uma roda de conversa para os alunos dizerem o que eles acharam sobre o vídeo e responder oralmente as perguntas abaixo:
a)  Quais diferenças você percebeu no vídeo entre as gerações?

b)  Em qual geração você faz parte?

c) Como as pessoas da geração X, Y e Z se comunicavam? Será que usavam o mesmo recurso que você atualmente?

d)  Os seus pais e avós utilizavam a tecnologia como você?

e) Como você viveria num mundo sem tecnologias? E os seus pais e avós se adaptariam bem sem a tecnologia?
  
  f)Quais os meios de comunicação que você usa com frequência para se comunicar? E os seus pais e avós utilizavam mais quais meios de comunicação?

  3º momento: Os alunos assistirão um vídeo que mostra a evolução da comunicação desde a pré-história até os dias atuais. Faremos uma discussão breve sobre o que eles perceberam no vídeo.
   
    4º momento: Criar uma tirinha no site “Toondoo” sobre o uso dos meios de comunicação e a influencia da tecnologia em nossas vidas.
   
     5º momento: Publicar as tirinhas num grupo do facebook para a comunidade escolar e as famílias terem acesso.
  
     Recursos utilizados: Vídeos do youtube, formulários no google drive, publicação no facebook, folhas sulfite para impressão das tirinhas.

      Considerações finais:

O trabalho desenvolvido com os alunos superou as expectativas, pois os alunos demonstraram bastante interesse, participaram das discussões, tiveram criatividade para criar as historinhas e os resultados obtidos foram positivos. Foi possível mediar as discussões e perceber que alguns alunos nunca tinham pensado nas evoluções que a comunicação sofreu e que viver sem a tecnologia atualmente é algo muito difícil, pois tudo que iremos fazer estamos diretamente ligados a algum recurso tecnológico. E refletir sobre o relacionamento e comunicação com pessoas de diferentes gerações possibilita a reflexão de que é necessário respeitarmos as diferenças de cada um, pois o que para os jovens é algo fácil de lidar, para os mais velhos se torna um bicho de sete cabeças.
 Ainda há conflitos entre as gerações em relação ao uso da tecnologia e a própria comunicação em si. São atitudes e valores modificados devido ao avanço da tecnologia e refletir até que ponto essas mudanças são boas ou não é fundamental para compreender esse universo virtual.


Link do webfólio da atividade:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map