Conhecendo sobre nosso Brasil

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Professora regente: Angélica
Turma: 5ºD
Aula na sala de tecnologias
CSPTEC: Weld
Conteúdo: Mapa do Brasil e América do Sul
Objetivos: Contribuir com as atividades realizadas em sala de aula sobre as localizações dos países da América do Sul e dos Estados Brasileiros.
Metodologia:

              Conhecer a localizações dos países e estados é algo extremamente importante para a construção do cidadão completo que tenha o conhecimento e a cultura do aprender. Para o aluno, descobrir onde está nosso país e a formação de seus estados pode auxiliá-lo na compreensão de temas políticos e geográficos como um todo. Por isso, nesta aula a professora buscou meios para contribuir com a fixação deste tema por seus alunos. 
              Na primeira atividade, os alunos entraram em um programa existente no Linux Educacional (KGeography), que permite conhecer estas informações. No primeiro momento, os alunos clicaram sobre os países, e obtinham a informação de nome, capital e bandeira, em seguida, eles deveriam clicar sobre o país solicitado pelo próprio programa no mapa. Na sala de informática, foi fixado um mapa na parede, para que o aluno pudesse olhar e encontrar o país que procurava.
              O desafio lançado foi que os alunos completassem, com 100% de acerto, a localização dos países ou estados, olhando cada vez menos no mapa. Algumas duplas, depois de diferentes tentativas, conseguiram acertar toda a atividade sem olhar uma única vez no mapa.

Clique no país solicitado (KGeography)

              Nas próximas atividades os alunos foram conduzidos a diferentes atividades sobre o tema, neles deveriam montar os estados como um quebra-cabeça, ou pintá-los com as cores solicitadas. Com estas atividades, realizadas de diferentes formas, há a possibilidade de compreender o conteúdo de maneira mais abrangente, pois há uma flexibilização na forma de visualizar as dificuldades.

Coloque os Estados nos locais corretos


Clique no Estado antes que o tempo acabe

Monte o mapa e observe a cor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map